VALORES DO LIVRE MERCADO E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO GERENCIAL: O CASO TELEMAR-MINAS
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.529Palavras-chave:
Livre mercado, valores, competição, privatização, Telemar-Minas.Resumo
O cenário de globalização induziu a grandes transformações nas práticas do comércio internacional e exigiu dos países e das organizações mudanças e ajustes em face da competição que se instalou. O artigo examina a lógica que sustenta tais transformações, identificando os valores que o modelo de Livre Mercado impõe aos países e às empresas. Tais valores são veiculados do nível dos organismos internacionais até o das empresas, passando pelos governos dos países que integram o mundo globalizado. O discurso hegemônico do Livre Mercado permeia as relações interpessoais nas organizações, desconstruindo os antigos perfis gerenciais e inventando novos perfis. Os gestores o incorporam, compondo um novo papel por meio de bricolagens. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada na Telemar-Minas entre 1998 e 2000, que examinou os valores internalizados pelos gestores a partir da privatização e das transformações organizacionais que ocorreram na empresa, expressos primordialmente por meio dos discursos sobre competição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-17
Como Citar
Luz, T. R. (2009). VALORES DO LIVRE MERCADO E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO GERENCIAL: O CASO TELEMAR-MINAS. Gestão E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.529
Edição
Seção
Artigos
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.