VALORES DO LIVRE MERCADO E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO GERENCIAL: O CASO TELEMAR-MINAS
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.529Keywords:
Livre mercado, valores, competição, privatização, Telemar-Minas.Abstract
O cenário de globalização induziu a grandes transformações nas práticas do comércio internacional e exigiu dos países e das organizações mudanças e ajustes em face da competição que se instalou. O artigo examina a lógica que sustenta tais transformações, identificando os valores que o modelo de Livre Mercado impõe aos países e às empresas. Tais valores são veiculados do nível dos organismos internacionais até o das empresas, passando pelos governos dos países que integram o mundo globalizado. O discurso hegemônico do Livre Mercado permeia as relações interpessoais nas organizações, desconstruindo os antigos perfis gerenciais e inventando novos perfis. Os gestores o incorporam, compondo um novo papel por meio de bricolagens. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada na Telemar-Minas entre 1998 e 2000, que examinou os valores internalizados pelos gestores a partir da privatização e das transformações organizacionais que ocorreram na empresa, expressos primordialmente por meio dos discursos sobre competição.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-07-17
How to Cite
Luz, T. R. (2009). VALORES DO LIVRE MERCADO E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO GERENCIAL: O CASO TELEMAR-MINAS. Management & Society Electronic Journal, 1(1). https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.529
Issue
Section
Articles
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.