Gestão Socioambiental: Adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública em Instituições Federais de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v15i41.3535Palavras-chave:
Agenda Ambiental na Administração Pública, A3P, Práticas socioambientais, Gestão socioambientalResumo
Este artigo objetiva investigar as ações socioambientais das instituições federais de ensino superior no Ceará, tendo como parâmetro os eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Foi realizado um estudo qualitativo em quatro Instituições Federais de Ensino Superior situadas no Estado do Ceará. Os resultados indicam que as ações e práticas mais incidentes estão relacionadas ao eixo qualidade de vida no ambiente de trabalho. Na análise referente às construções sustentáveis, foi evidenciada a preocupação com a realização de adaptações sustentáveis. Por fim, constata-se que o corte orçamentário dificulta a inserção de ações e práticas socioambientais. Como contribuição, este estudo evidência que a A3P é adequada para o tratamento da questão ambiental no âmbito das instituições de ensino, ao passo em que possibilita uma reflexão crítica sobre o tema na medida em que traz uma análise sobre como estas instituições têm trabalhado suas ações socioambientais.
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