Humor no Ceará como Inovação Social: Uma Análise do Ambiente Técnico e Institucional
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v7i18.1836Palavras-chave:
Inovação Social, Processo de Inovação Social, Ambiente Técnico, Ambiente Institucional, Campo da Comédia.Resumo
Este estudo visou analisar a contribuição dos aspectos técnicos e institucionais da comédia no estado do Ceará, em uma inovação social bem sucedida. Neste trabalho, sucesso foi definido à luz dos critérios teóricos elencados por Neumeier (2012): adoção da nova ação por novos atores, aceitação do grupo e a geração de uma melhoria tangível. A inovação social é um tema que ganha destaque internacionalmente, mas carece de aprofundamento teórico e empírico. Na pesquisa, quinze entrevistas foram realizadas com atores sociais desse campo e 67,4% dos humoristas em atividade no Ceará foram pesquisados com questionários. Os resultados demonstraram que a comédia no Ceará tipifica o processo de inovação social, evidenciando os aspectos técnicos e institucionais considerados condicionantes de sucesso. Contudo, o campo apresentou nível intermediário de isomorfismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.