Comunicação e Sustentabilidade: O desenrolar da narrativa de sustentabilidade no contexto organizacional

Autores

  • Maria Fernanda Tomiotto Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil
  • Juliana Nakamura Gallassi Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil
  • Marlene Marchiori Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil
  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v13i36.2813

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Organizações, Narrativas, Comunicação

Resumo

A sustentabilidade resultante de um processo interativo, pautado nas pessoas e suas narrativas, impacta o comportamento organizacional em contextos e espaços-temporais distintos. Este artigo avança ao estudar este fenômeno a partir da perspectiva da comunicação. Com olhar processual e dinâmico, no qual propõe-se a consideração de diferentes visões e inspirações para construção de novos sentidos, questiona-se: de quais maneiras as narrativas da sustentabilidade se manifestaram em uma empresa reconhecida como sustentável? Com abordagem qualitativa, descritiva e documental, a unidade de análise, Itaipu Binacional, foi estudada tendo como técnica a análise das narrativas. Buscou-se respostas nas articulações e movimentos registrados nos documentos que contribuíram para a construção da narrativa da sustentabilidade na organização. Identificou-se três momentos que manifestam a narrativa da sustentabilidade organizacional, discutidos ao longo do trabalho. Apesar das peculiaridades em cada período, identificou-se a predominância de uma orientação para sustentabilidade alinhada a reforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Tomiotto, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil

Mestranda em Administração na Universidade Estadual de Londrina. Área de Concentração Gestão e Sustentabilidade.

Juliana Nakamura Gallassi, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Área de Concentração Gestão e Sustentabilidade.

Marlene Marchiori, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil

Pós-doutora em comunicação organizacional pela Purdue University. Escritora, pesquisadora nos temas cultura, estratégia como prática comunicacional e comunicação sustentável.

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil

Pós-doutor em sustentabilidade nos negócios pela Ivey Business School. Pesquisador nas áreas que inter-relacionam sustentabilidade, negócios e competências.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Tomiotto, M. F., Gallassi, J. N., Marchiori, M., & Munck, L. (2019). Comunicação e Sustentabilidade: O desenrolar da narrativa de sustentabilidade no contexto organizacional. Gestão E Sociedade, 13(36), 3114–3145. https://doi.org/10.21171/ges.v13i36.2813