Comunicação e Sustentabilidade: O desenrolar da narrativa de sustentabilidade no contexto organizacional
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i36.2813Palavras-chave:
Sustentabilidade, Organizações, Narrativas, ComunicaçãoResumo
A sustentabilidade resultante de um processo interativo, pautado nas pessoas e suas narrativas, impacta o comportamento organizacional em contextos e espaços-temporais distintos. Este artigo avança ao estudar este fenômeno a partir da perspectiva da comunicação. Com olhar processual e dinâmico, no qual propõe-se a consideração de diferentes visões e inspirações para construção de novos sentidos, questiona-se: de quais maneiras as narrativas da sustentabilidade se manifestaram em uma empresa reconhecida como sustentável? Com abordagem qualitativa, descritiva e documental, a unidade de análise, Itaipu Binacional, foi estudada tendo como técnica a análise das narrativas. Buscou-se respostas nas articulações e movimentos registrados nos documentos que contribuíram para a construção da narrativa da sustentabilidade na organização. Identificou-se três momentos que manifestam a narrativa da sustentabilidade organizacional, discutidos ao longo do trabalho. Apesar das peculiaridades em cada período, identificou-se a predominância de uma orientação para sustentabilidade alinhada a reforma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.