v. 13 n. 36 (2019): Setembro/Dezembro de 2019

Editorial 

A Revista Gestão e Sociedade tem o prazer de apresentar seu terceiro número de 2019, trazendo artigos que fortalecem seu compromisso de privilegiar o debate e a difusão do conhecimento com temas de interface entre diferentes áreas de conhecimento e a gestão. Ao mesmo tempo, procura estar alinhada aos designios de um ambiente complexo e altamente volátil.

Com efeito, a Editoria Científica procura tornar as rotinas usuais de um processo editorial mais próximas dos ditames, por exemplo, apregoados pelo movimento da Ciência Aberta. Isso significa reduzir o tempo no processo de avaliação e preparar terreno para um processo de publicação contínua, com a adoção futura de preprints e avaliação aberta de pares. Neste contexto, é imperativa a participação dos atores e instituições envolvidas, entendendo ainda que a crescente internacionalização impõe ritmos e padrões que necessariamente precisam ser assimilados. Isso, com recursos escassos.

Este número, que trafega sempre pelo rigor e relevância, demonstra a diversidade de uma área que pulsa e é diversa. O primeiro artigo aborda, através de uma análise bibliométrica, o tema da Identidade Organizacional entre 2001 e 2017. O segundo artigo verifica como os municípios da Paraíba estão aplicando os recursos do Fundo Nacional de Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O terceiro artigo trata da relação entre consciência ecológica do consumidor e sua predisposição a pagar pela aquisição de uma construção verde em Fortaleza, Ceará. O quarto artigo apresenta a discussão sobre sustentabilidade e seu impacto no comportamento organizacional a partir da comunicação interacional. Na sequência, o quinto artigo analisa como escolas públicas estão inovando na educação de ensino médio de Pernambuco. O sexto artigo traz uma contribuição internacional que trata de problemas de saúde, crenças e comportamentos de trabalhadoras estrangeiras em Sri Lanka. O sétimo artigo aborda os efeitos da atividade de inovação de empresas de países emergentes sobre o desempenho financeiro e as exportações. Fechando esta edição, o oitavo artigo aborda como se posicionam as propostas de desenvolvimento humano inerentes aos processo de coaching no Brasil.

A Revista Gestão e Sociedade agradece seus parceiros institucionais, BDMG Cultural e FAPEMIG (Edital 005/2017 – Publicação de Periódicos), pelo apoio ao projeto em curso. Desejamos a toda comunidade votos de um final de ano de muita luz e conhecimento e convidamos ao debate equilibrado e cordial em uma sociedade que visa a construção civilizatória e solidária.

Uma boa leitura.

A Equipe Editorial

Gestão e Sociedade é uma publicação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de periodicidade quadrimestral. Editores: Allan Claudius Queiroz Barbosa (FACE/UFMG, Editor Responsável), Noel Torres Júnior (FACE/UFMG), Robert Aldo Iquiapaza (FACE/UFMG), Genauto Carvalho de França Filho (EAUFBa/NPGA) Assistentes Editoriais: Cristina Luiza Ramos da Fonseca (CEPEAD/FACE/UFMG – Fiocruz Minas), Fabrício Silveira (Fiocruz Minas e CEDEPLAR/UFMG),  Juliana Goulart Soares do Nascimento (UFJF), Silas Augusto  (FACE/UFMG) – ISSN 1980-5756 © CEPEAD/FACE/UFMG, 2019

 

 

Publicado: 2019-09-05

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