Estudo sobre aquisição de alimentos da agricultura familiar para o programa nacional de alimentação escolar

O caso dos municípios paraibanos

Autores

  • Jucimar Casimiro de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil
  • Maurílio Arruda de Araújo Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil
  • Pedro Vieira Souza Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v13i36.2635

Palavras-chave:

Governo, Legislação, Políticas Públicas, Administração pública, Sociedade

Resumo

O presente artigo teve como objetivo verificar como os municípios paraibanos estão aplicando os recursos repassados pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo a Lei nº 11.947/2009, atualmente em vigor, no mínimo 30% das aquisições pelas Administrações Públicas de gêneros alimentícios para atender o PNAE devem ser oriundos da agricultura familiar ou do empreendedor familiar rural. Assim, selecionou-se no estado da Paraíba uma amostra de 17 municípios entre os anos de 2011 a 2015. Os resultados apontaram que a maioria dos municípios efetua as compras de agricultores familiares para atendimento do programa de forma desorganizada e com pouca gerência, onde se constatou anos onde há o cumprimento da lei, ou seja, destinação de no mínimo 30% dos recursos do PNAE vindos do agricultor familiar, intercalados por anos sem aquisições da agricultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucimar Casimiro de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural (UFRPE)

Maurílio Arruda de Araújo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural (UFRPE)

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

de Andrade, J. C., de Araújo, M. A., & Santos, P. V. S. (2019). Estudo sobre aquisição de alimentos da agricultura familiar para o programa nacional de alimentação escolar: O caso dos municípios paraibanos. Gestão E Sociedade, 13(36), 3062–3089. https://doi.org/10.21171/ges.v13i36.2635