Identidade Organizacional
Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i36.2507Palavras-chave:
Identidade Organizacional, Pesquisa Bibliométrica, Produção Acadêmica BrasileiraResumo
Ainda que relativamente novo no universo científico, o tema Identidade Organizacional (IO) tem despertado interesse de pesquisadores nos contextos internacional e nacional. A importância da IO é corroborada pelo reconhecimento do construto como fator-chave para compreensão de diversos aspectos relacionados à gestão das organizações (HE; BROWN, 2013). A presente pesquisa busca contribuir com o amadurecimento da construção teórica relativa à IO, por meio da revisão bibliométrica de artigos publicados no período de 2001 a 2017 em periódicos nacionais de administração e psicologia de primeira linha (Qualis≥B2). A bibliometria apontou a prevalência de estudos empíricos e qualitativos, focados no setor privado, tendo a entrevista como principal método de coleta de dados e a análise de conteúdo como técnica mais utilizada para a análise dos dados. Em linhas gerais, os resultados desvelaram os itinerários da produção acadêmica nacional, que sugere novos olhares e diferentes possibilidades de estudos acerca do tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.