Percepção de Servidores de uma Organização Pública Federal Quanto à Implantação da Gestão por Competências
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2563Resumo
O Decreto nº 5.707/2006 representa o marco legal da política de diretrizes para a gestão por competências (GC) na Administração Pública. O artigo objetivou descrever a percepção de servidores quanto ao processo de implantação da GC em uma Organização Pública Federal quanto às dificuldades e possíveis benefícios com este modelo de gestão. Trata-se de estudo de caso descritivo, transversal, qualitativo, com aplicação de questionários em 16 servidores. Utilizou-se triangulação e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a Organização executou ações iniciais de diagnóstico e captação de competências. Há compreensão dos servidores quanto ao conceito de GC, apesar da maioria não ter tido formação ou experiência anterior no tema. Identificou-se percepções quanto às principais dificuldades (ex: cultura organizacional, limitações metodológicas e práticas à implantação) e benefícios esperados (ex: melhoria no desempenho e na alocação de pessoal). Ao final, propõem-se estudos futuros para melhoria da implantação da GC em Organizações Públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.