LIDERANÇA E DECISÃO SOB A PERSPECTIVA DE UM SERIADO
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v6i13.1315Keywords:
Tomada de Decisão, Liderança, ComplexidadeAbstract
@font-face { font-family: "Cambria"; }p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { margin: 0cm 0cm 10pt; font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman"; }div.Section1 { page: Section1; }O objetivo do artigo é desenvolver uma análise comparativa entre os processos de decisão presentes na literatura de administração e aqueles que são expressos em uma obra ficcional sobre a tomada de decisão do médico envolvido em diagnósticos complexos. Para efeito desse estudo foi utilizado o seriado House. A discussão sobre esse contexto de tomada de decisão é apoiada em autores como Cyert e March (1963), Simon (1965), Dubrin (1998), Miller, Hickson e Wilson (2004), Weber (1962), dentre outros. É uma abordagem qualitativa e o meio de investigação foi a lógica comparativa proposta por Serres (2003). Os dados foram coletados através de registros elaborados durante a apresentação de 50 episódios do seriado. Os dados indicam que o fato das decisões responderem a estruturas de poder, em muitos casos, e não permitem uma opção mais complexa que envolva os processos simultâneos e de incerteza (MORIN, 2001), como ocorrem no caso do seriado. Os principais fatores que diferem entre as decisões no contexto organizacional e no seriado são: o trabalho em equipe, meritocracia, responsabilização imediata pelos impactos das decisões e análise comparativa e horizontal das alternativas para construção de uma estrutura complexa da decisão.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.