A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MEIO RURAL: O ESTUDO DE UM ASSENTAMENTO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1992Palavras-chave:
Resíduos, lixo, assentamento, produção agrícola.Resumo
A pesquisa tem como objetivo investigar como a população de um assentamento rural do Nordeste trata a questão do resíduo gerado na comunidade. Secundariamente analisa se há conscientização sobre os danos que a queima dos resíduos pode causar ao meio ambiente, aos solos destinados a produção agrícola e a saúde dos assentados. Foram realizadas entrevistas com 54 famílias em sete agrovilas, número determinado por exaustão dos dados e por acessibilidade. Na pesquisa de campo de natureza descritiva e qualitativa, percebeu-se que o poder público não realiza um serviço de coleta de resíduos no assentamento e que os assentados, apesar de serem conscientes dos problemas ocasionados pelas queimadas, ainda assim as realizam. Os assentados afirmam ser essa a única alternativa para o descarte dos resíduos. Considerando os dados foi possível identificar o aproveitamento dos resíduos orgânicos para alimentar os animais, e em alguns casos na utilização para adubo orgânico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.