A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MEIO RURAL: O ESTUDO DE UM ASSENTAMENTO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1992Keywords:
Resíduos, lixo, assentamento, produção agrícola.Abstract
A pesquisa tem como objetivo investigar como a população de um assentamento rural do Nordeste trata a questão do resíduo gerado na comunidade. Secundariamente analisa se há conscientização sobre os danos que a queima dos resíduos pode causar ao meio ambiente, aos solos destinados a produção agrícola e a saúde dos assentados. Foram realizadas entrevistas com 54 famílias em sete agrovilas, número determinado por exaustão dos dados e por acessibilidade. Na pesquisa de campo de natureza descritiva e qualitativa, percebeu-se que o poder público não realiza um serviço de coleta de resíduos no assentamento e que os assentados, apesar de serem conscientes dos problemas ocasionados pelas queimadas, ainda assim as realizam. Os assentados afirmam ser essa a única alternativa para o descarte dos resíduos. Considerando os dados foi possível identificar o aproveitamento dos resíduos orgânicos para alimentar os animais, e em alguns casos na utilização para adubo orgânico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.