LIDERANÇA E DECISÃO SOB A PERSPECTIVA DE UM SERIADO
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v6i13.1315Palavras-chave:
Tomada de Decisão, Liderança, ComplexidadeResumo
@font-face { font-family: "Cambria"; }p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { margin: 0cm 0cm 10pt; font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman"; }div.Section1 { page: Section1; }O objetivo do artigo é desenvolver uma análise comparativa entre os processos de decisão presentes na literatura de administração e aqueles que são expressos em uma obra ficcional sobre a tomada de decisão do médico envolvido em diagnósticos complexos. Para efeito desse estudo foi utilizado o seriado House. A discussão sobre esse contexto de tomada de decisão é apoiada em autores como Cyert e March (1963), Simon (1965), Dubrin (1998), Miller, Hickson e Wilson (2004), Weber (1962), dentre outros. É uma abordagem qualitativa e o meio de investigação foi a lógica comparativa proposta por Serres (2003). Os dados foram coletados através de registros elaborados durante a apresentação de 50 episódios do seriado. Os dados indicam que o fato das decisões responderem a estruturas de poder, em muitos casos, e não permitem uma opção mais complexa que envolva os processos simultâneos e de incerteza (MORIN, 2001), como ocorrem no caso do seriado. Os principais fatores que diferem entre as decisões no contexto organizacional e no seriado são: o trabalho em equipe, meritocracia, responsabilização imediata pelos impactos das decisões e análise comparativa e horizontal das alternativas para construção de uma estrutura complexa da decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.