BIBLIOMETRIA EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: O PERFIL DAS PRODUÇÕES EM ECOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v12i31.2297Palavras-chave:
Ecologia organizacional, Bibliometria, Rede de colaboraçãoResumo
Na perspectiva da teoria da ecologia organizacional as organizações que melhor sobrevivem aos imperativos ambientais são aquelas que reproduzem estruturas consideradas legítimas, sendo, portanto, selecionadas pelo conjunto de valores referentes à sua aceitação social. Este artigo tem o objetivo de esboçar um panorama da produção científica sobre ecologia organizacional no período de 2006 a 2016. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, com a utilização da técnica bibliométrica, realizada por meio de análise de citação, palavras-chave, métodos empregados, cronologia da produção e criação de redes de colaboração. Os resultados indicam que as publicações sobre o tema crescem a cada ano com a predominância dos estudos nos Estados Unidos e Europa, não havendo produção relevante em língua portuguesa. Percebe-se, também, que o tema ecologia organizacional está presente nas diversas áreas do conhecimento, predominantemente com foco no meio empresarial, como organizações religiosas, políticas, criminais e cuidados da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.