ESTRATÉGIAS E MOTIVAÇÕES DE INVESTIMENTO DIRETO NO ESTRANGEIRO: O CASO DA INAEL DO BRASIL

Autores

  • Leila Vaz da Silva Faculdade Novos Horizontes
  • Breyner Estanislau Silva Carvalho Faculdade Novos Horizontes
  • Joana D`arc Alves Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v2i4.621

Palavras-chave:

Investimento direto no estrangeiro e internacionalização

Resumo

Este trabalho busca identificar os fatores motivacionais e as estratégias adotadas, que impulsionaram o processo de internacionalização da

 

 

 

Inael do Brasil, empresa de origem espanhola, instalada no Brasil em 1998. Trata-se de estudo de caso de caráter explicativo. Foram utilizados dados secundários por meio da análise de documentos da empresa e realizado entrevistas semiestruturada com três diretores e um consultor, sendo dois diretores que atuam no Brasil e um atuando na Espanha, todos tendo participado do processo de internacionalização. Optou-se pela metodologia de análise de conteúdo para análise dos dados coletados nas entrevistas e dos documentos disponibilizados pela empresa. Os dados apontam que os principais motivos foram de ordem estratégica, buscando maior participação de mercado e econômica associados à vantagem de localização. Os resultados também apontam que a estratégia adotada para internacionalização foi do tipo greenfield, demonstrando também que os negócios internacionais têm sua coordenação centralizada na alta direção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-22

Como Citar

Silva, L. V. da, Carvalho, B. E. S., & Alves, J. D. (2009). ESTRATÉGIAS E MOTIVAÇÕES DE INVESTIMENTO DIRETO NO ESTRANGEIRO: O CASO DA INAEL DO BRASIL. Gestão E Sociedade, 2(4). https://doi.org/10.21171/ges.v2i4.621

Edição

Seção

Artigos