ESTRATÉGIAS E MOTIVAÇÕES DE INVESTIMENTO DIRETO NO ESTRANGEIRO: O CASO DA INAEL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v2i4.621Palavras-chave:
Investimento direto no estrangeiro e internacionalizaçãoResumo
Este trabalho busca identificar os fatores motivacionais e as estratégias adotadas, que impulsionaram o processo de internacionalização da
Inael do Brasil, empresa de origem espanhola, instalada no Brasil em 1998. Trata-se de estudo de caso de caráter explicativo. Foram utilizados dados secundários por meio da análise de documentos da empresa e realizado entrevistas semiestruturada com três diretores e um consultor, sendo dois diretores que atuam no Brasil e um atuando na Espanha, todos tendo participado do processo de internacionalização. Optou-se pela metodologia de análise de conteúdo para análise dos dados coletados nas entrevistas e dos documentos disponibilizados pela empresa. Os dados apontam que os principais motivos foram de ordem estratégica, buscando maior participação de mercado e econômica associados à vantagem de localização. Os resultados também apontam que a estratégia adotada para internacionalização foi do tipo greenfield, demonstrando também que os negócios internacionais têm sua coordenação centralizada na alta direção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.