ESTRATÉGIAS E MOTIVAÇÕES DE INVESTIMENTO DIRETO NO ESTRANGEIRO: O CASO DA INAEL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v2i4.621Keywords:
Investimento direto no estrangeiro e internacionalizaçãoAbstract
Este trabalho busca identificar os fatores motivacionais e as estratégias adotadas, que impulsionaram o processo de internacionalização da
Inael do Brasil, empresa de origem espanhola, instalada no Brasil em 1998. Trata-se de estudo de caso de caráter explicativo. Foram utilizados dados secundários por meio da análise de documentos da empresa e realizado entrevistas semiestruturada com três diretores e um consultor, sendo dois diretores que atuam no Brasil e um atuando na Espanha, todos tendo participado do processo de internacionalização. Optou-se pela metodologia de análise de conteúdo para análise dos dados coletados nas entrevistas e dos documentos disponibilizados pela empresa. Os dados apontam que os principais motivos foram de ordem estratégica, buscando maior participação de mercado e econômica associados à vantagem de localização. Os resultados também apontam que a estratégia adotada para internacionalização foi do tipo greenfield, demonstrando também que os negócios internacionais têm sua coordenação centralizada na alta direção.
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