INSTITUIÇÕES E PRIVATIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA BRASILEIRO DE DESESTATIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v2i4.610Palavras-chave:
Instituições, privatização, PNDResumo
O objetivo do artigo é observar como política, economia e fatores institucionais moldam o processo de privatização de um país. Por meio do estudo da literatura sobre o assunto, são sugeridos indicadores que refletem características institucionais que interferem na desestatização da economia. Posteriormente é feita análise de correlação entre estas variáveis para se verificar o grau de interdependência entre elas. Este artigo se concentra no estudo do processo de privatização brasileiro, os resultados encontrados indicam que a decisão de privatizar e a escolha dos métodos de privatização aparecem influenciadas por questões políticas e restrições orçamentárias do Estado, enquanto o sucesso da privatização em termos de receitas e aumento de participação de capital privado requer instituições sustentáveis e mercado de capitais desenvolvido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.