INSTITUIÇÕES E PRIVATIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA BRASILEIRO DE DESESTATIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v2i4.610Keywords:
Instituições, privatização, PNDAbstract
O objetivo do artigo é observar como política, economia e fatores institucionais moldam o processo de privatização de um país. Por meio do estudo da literatura sobre o assunto, são sugeridos indicadores que refletem características institucionais que interferem na desestatização da economia. Posteriormente é feita análise de correlação entre estas variáveis para se verificar o grau de interdependência entre elas. Este artigo se concentra no estudo do processo de privatização brasileiro, os resultados encontrados indicam que a decisão de privatizar e a escolha dos métodos de privatização aparecem influenciadas por questões políticas e restrições orçamentárias do Estado, enquanto o sucesso da privatização em termos de receitas e aumento de participação de capital privado requer instituições sustentáveis e mercado de capitais desenvolvido.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.