Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.545Palavras-chave:
Transparência, Imagem Institucional, Banco Central.Resumo
Pesquisas da área econômica sobre Bancos Centrais consideram a transparência fundamental para ampliar a eficiência na condução de sua política monetária. Estudos da área de negócios atestam a influência da imagem na construção de relações sólidas entre a firma e o cliente. O presente estudo reúne as contribuições das duas áreas, postulando a existência de impacto positivo da transparência sobre a imagem institucional da Autoridade Monetária, cujo teste empírico foi realizado por meio de pesquisa de suervey entre especialistas do mercado financeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e auto-administrado que foi distribuído por intermédio de endereços eletrônicos. O questionário inlcui questões com escala de resposta Likert, de cinco alternativas, e questões dicotômicas. Empregou-se a Regressão Logística para avaliação do modelo hipotético do estudo. Os resultados confirmaram que a transparência exerce impacto sobre a imagem institucional do Banco Central.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-17
Como Citar
Freitas, J. A. de S. B. (2009). Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil. Gestão E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.545
Edição
Seção
Artigos
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.