Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil

Authors

  • Jorge Augusto de Sá Brito Freitas

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.545

Keywords:

Transparência, Imagem Institucional, Banco Central.

Abstract

Pesquisas da área econômica sobre Bancos Centrais consideram a transparência fundamental para ampliar a eficiência na condução de sua política monetária. Estudos da área de negócios atestam a influência da imagem na construção de relações sólidas entre a firma e o cliente. O presente estudo reúne as contribuições das duas áreas, postulando a existência de impacto positivo da transparência sobre a imagem institucional da Autoridade Monetária, cujo teste empírico foi realizado por meio de pesquisa de suervey entre especialistas do mercado financeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e auto-administrado que foi distribuído por intermédio de endereços eletrônicos. O questionário inlcui questões com escala de resposta Likert, de cinco alternativas, e questões dicotômicas. Empregou-se a Regressão Logística para avaliação do modelo hipotético do estudo. Os resultados confirmaram que a transparência exerce impacto sobre a imagem institucional do Banco Central.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-07-17

How to Cite

Freitas, J. A. de S. B. (2009). Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil. Management & Society Electronic Journal, 1(1). https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.545