COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO PROFESSOR-GESTOR:
um estudo com Coordenadores de Curso da Graduação na Universidade Federal da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v17i45.3675Palavras-chave:
Competências; Professor-Gestor; Coordenadores de Curso; Atividades Gerenciais; Gestão Acadêmica.Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar as competências desenvolvidas por docentes enquanto Coordenadores de Curso da Graduação no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para tanto, tratou-se de uma pesquisa qualitativa e de campo, de abordagem descritiva. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado junto aos entrevistados e os procedimentos adotados para tratar e interpretar os dados da pesquisa foram realizados por meio da análise de conteúdo. As competências elucidadas pelos coordenadores de curso da graduação foram divididas em seis categorias: Competências Acadêmicas (Pedagógicas); Competências Gerenciais (Administrativas); Competências Institucionais; Competências Políticas; Competências Técnicas/Tecnológicas; Competências Socioemocionais. Os resultados demonstram que a gestão acadêmica é complexa e envolve o enfrentamento de muitos desafios, em que o coordenador de curso procura desenvolver competências que viabilizem o cumprimento das suas funções e atividades gerenciais, visto que são muitas as atribuições do professor-gestor.
Downloads
Referências
ARAÚJO, A. C. Competências gerenciais de coordenadores de curso de graduação no Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C. O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões. Teoria e Prática em Administração, v. 4, n. 2, p. 131-154, 2014. DOI: https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-18175
BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. O “papel social” e as “competências profissionais” na profissão de professor do ensino superior: uma discussão sobre aproximações entre os construtos. In: EDUCERE. XII Congresso Nacional de Educação. Anais [...] Curitiba, 2015.
BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. Competências gerenciais (esperadas versus percebidas) de professores-gestores de Instituições federais de ensino superior: percepções dos professores de uma Universidade Federal. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 439-473, 2016. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.344
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASTOS, F. C. C.; BORGES, F.; MELLO NETO, A. W.; SAINZ, A. B.; MELLO, L. H. W. Gestão por competência: uma análise das competências sob a perspectiva dos servidores do IBAMA de Santa Catarina. Navus Revista de Gestão e Tecnologia. v. 9, n. 1, p. 74-86, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22279/navus.2019.v9n1.p74-86.778
BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUM, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 17-36.
BLASKOVA, M.; BLASKO, R.; MATUSKA, E.; ROSAK-SZYROCKA, J. Development of Key Competences of University Teachers and Managers. Procedia - Social and Behavioral Sciences. v. 182, p. 187-196, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.755
CASTRO, D.; TOMÀS, M. Development of Manager-Academics at Institutions of Higher Education in Catalonia. Higher Education Quarterly. Oxford, v. 65, n. 3, p. 290-307, 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2273.2011.00490.x
CLOSS, L. Q.; ANTONELLO, C. S. O uso do método de história de vida para compreensão dos processos de aprendizagem gerencial. In: Encontro da ANPAD, 32. Anais [...] Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
COURA, A. F.; PAIVA, S. B. A utilização da tecnologia da informação nos processos acadêmicos das coordenações de curso do Campus IV da UFPB. In: PAIVA, S. B.; DUARTE, E. N. (org.). Gestão Universitária em foco: uma abordagem teórica e prática. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, p. 213-236.
ÉSTHER, A. B. As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE, v. 9, Edição Especial, p.648-667, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000600011
FERREIRA, J. M. P.; PAIVA, K. C. M. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de instituições privadas de ensino superior na cidade de Fortaleza, CE. Revista de Administração, Contabilidade e Economia (RACE), Joaçaba, v. 16, n. 2, p. 681-702, 2017. DOI: https://doi.org/10.18593/race.v16i2.13057
FISCHER, A. L.; DUTRA, J. S.; NAKATA, L. E.; RUAS, R. Absorção do conceito de competência em gestão de pessoas: a percepção dos profissionais e as orientações adotadas pelas empresas. In: DUTRA, J. S.; FLEURY, M. T. L.; RUAS, R. (org.). Competências: conceitos, métodos e experiências. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 31-50.
FLECK, C. F.; PEREIRA, B. A. D. Professores e gestores: análise do perfil das competências gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS, Brasil. Organizações & Sociedade, v. 18, n. 57, p. 285-301, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-92302011000200005
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o Conceito de Competência. Revista de Administração e Contabilidade (RAC), v. 5, Edição Especial, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
FRANCO, E. Funções do coordenador de curso: como “construir” o coordenador ideal. ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Brasília, 2002.
GALVÃO, V. B. A.; SILVA, A. B.; SILVA, W. R. O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p.131-147, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000002
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri: Atlas, 2022.
GODOY, A. S.; D’AMELIO, M. Competências gerenciais desenvolvidas por profissionais de diferentes formações. Organização & Sociedade, v. 19, n. 63, p. 621-639, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-92302012000400004
GOMES, A. K. P.; BARBOSA, M. A. C.; CASSUNDÉ, F. R. Gestão de pessoas por competências e escolha de gestores para cargos de confiança: um estudo no Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 26, n. 83, p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.12660/cgpc.v26n83.80106
KALOYANOVA, N. Teacher-manager status and roles in the teaching profession. Trakia Journal of Sciences, v. 8, n. 3, p. 358-364, 2010.
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LIMA, T. B.; MACÊDO, N. M. M. N.; SAEGER, M. M. M. T. O processo de aprendizagem de gestores acadêmicos do Campus IV/UFPB por meio de sua prática profissional. In: LIMA, T. B. et al. (org.). Estudos em Organização e Sociedade. João Pessoa: Sal da Terra, 2019. p. 117-144.
MACÊDO, J. W. L. Competências socioemocionais no serviço público: um estudo com gerentes de atendimento do INSS. 2018. 173 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
MACÊDO, J. W. L., Silva, A. B. Construção e validação de uma escala de compe-tências socioemocionais no Brasil. Revista Psicologia Organizações e Trabalho. v. 20, n. 2, p. 965-973, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17382
MAGALHÃES, M. M. S.; BARBOSA, M. A. C.; LIMA, J. R. T.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. O papel do professor-gestor em uma Instituição Federal de Ensino Superior de Alagoas: um estudo na UFAL/Campus Arapiraca. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 10, n. 4, p. 327-350, Edição Especial, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p327
MARRA, A. V.; MELO, M. C. O. L. Docente-gerente: o cotidiano de chefes de departamento e coordenadores em uma universidade federal. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 27, 2003, Atibaia. Anais [...], Rio de Janeiro: ANPAD, 2003.
MEDEIROS, A. B. P. Mapeamento de Competências do Coordenador de Curso de Graduação da UFPB. 2019. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.
MELLO, S. P. T.; MELO, P. A.; MELLO FILHO, R. T. Competências gerenciais evidenciadas e desejadas dos integrantes do fórum de gestão de pessoas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Revista de Administração, Contabilidade e Economia (RACE), v. 15, n. 1, p. 349-374, 2016. DOI: https://doi.org/10.18593/race.v15i1.6937
NOBRE, A. P. S. S. dos.; LIMA, F. A. H.; PAIVA, L. E. B. Competências socioemocionais de docentes de uma Instituição Pública de Ensino Superior. In: XLV Encontro da ANPAD - EnANPAD, Anais [...] 2021.
PALMEIRAS, J. B; SZILAGYI, R. S. Perfil e competências necessários para um coordenador de curso na percepção dos gestores e funcionários de uma IES. In: XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. II Congresso Internacional IGLU. Anais [...] Florianópolis, dez., 2011.
PEREIRA, A. L. C.; SILVA, A. B. As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior. CADERNOS EBAPE. BR, v. 9, Edição Especial, p.627-647, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000600010
PEREIRA, R. M.; MARQUES, H. R.; CASTRO, F. L.; FERREIRA, M. A. M. Funções de confiança na gestão universitária: a dinâmica dos professores-gestores na Universidade Federal de Viçosa. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 8, n. 1, p. 260-281, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p260
PESSOA, M. F.; LIMA COELHO, A. L. de A.; FRADE, C. M.; MORAIS, L. A. de. Desafios gerenciais do professor-gestor: um estudo com coordenadores de curso da graduação em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Revista Gestão & Conexões, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 72–96, 2022. DOI: https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.37408.72-96
RODRIGUES, A. C. A. L; VILLARDI, B. Q. Formação do docente para a gestão universitária: uma análise indutiva dos professores gestores da pós-graduação stricto sensu da UFRRJ. Periódico dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Administração e Recursos Humanos. Revista FOCO, v. 10, n. 2, 2017.
RUAS, R. L. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R. L.; ANTONELLO C. S.; BOFF, L. H. (org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. p. 34-54.
SALMAN, M.; GANIE, S. A.; SALLEM, I. The concept of competence: a thematic review and discussion. European Journal of Training and Development, v. 44, n. 6/7, p. 717-742, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/EJTD-10-2019-0171
SANTOS, E. M.; BARBOTIN, M. A. S. P.; ANDRADE, T. S.; SANTIAGO, C. S. Inovações nos ambientes secretariais do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba. In: LIMA, T. B. et al. (org.). Estudos em Organização e Sociedade. João Pessoa: Sal da Terra, 2019. p. 15-40.
SILVA, A. B. Como os gerentes aprendem? São Paulo: Saraiva, 2009.
SILVA, A. B.; BISPO, A. C. K. A.; AYRES, S. M. P. M. Desenvolvimento de carreiras por competências. Brasília: Enap, 2019.
SILVA, F. M. V. A transição para a gestão universitária: o significado das relações interpessoais. Revista de Admistração FACES Journal, v. 11, n. 4, p. 72-91, out./dez., 2012. DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N4ART1452
SILVA, M. A. A aprendizagem de professores da Universidade Federal de Santa Catarina para dirigir as unidades universitárias. Tese de Doutorado. UFSC: Centro Tecnológico, Florianópolis, 2000.
SILVA, R. N.; NASCIMENTO, F. S. Análise das competências gerenciais dos professores-gestores: um estudo com coordenadores de cursos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. In: ENANGRAD, 29., 2018, São Paulo. Anais [...] São Paulo: ENANGRAD, 2018. p. 1-16.
SILVEIRA, D. F.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.;
SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.
SOARES, N. A. V.; VALE, A. M. do.; SANTOS, G. T. dos. Competências Socioemocionais dos Docentes do Curso de Administração de uma Instituição Pública do Nordeste de Brasil. In: XLV Encontro da ANPAD. Anais [...] EnANPAD, 2019.
SOUZA, L. R. S. Percepções Sobre Funções e Competências do Coordenador como Gestor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis Oferecido por Instituições Privadas de Ensino Superior Brasileiras. 2018. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação de Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo, 2018.
UFPB. Universidade Federal da Paraíba. Institucional. Apresentação. Histórico. 2019a. Disponível em: <https://www.ufpb.br/ufpb/menu/institucional/apresentacao/historico>. Acesso em: 27 out. 2019.
UFPB. Universidade Federal da Paraíba. Sigaa. Consulta de cursos - Graduação. 2019c. Disponível em: <https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=G&aba=p-graduacao>. Acesso em: 19 nov. 2019.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
ZARIFIAN, P. Gestão de Competências. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gestão e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.