COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO PROFESSOR-GESTOR:

um estudo com Coordenadores de Curso da Graduação na Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Mariana Ferreira Pessoa UFPB
  • Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho
  • Cinthia Moura Frade
  • Lucas Andrade de Morais

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v17i45.3675

Palavras-chave:

Competências; Professor-Gestor; Coordenadores de Curso; Atividades Gerenciais; Gestão Acadêmica.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar as competências desenvolvidas por docentes enquanto Coordenadores de Curso da Graduação no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para tanto, tratou-se de uma pesquisa qualitativa e de campo, de abordagem descritiva. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado junto aos entrevistados e os procedimentos adotados para tratar e interpretar os dados da pesquisa foram realizados por meio da análise de conteúdo. As competências elucidadas pelos coordenadores de curso da graduação foram divididas em seis categorias: Competências Acadêmicas (Pedagógicas); Competências Gerenciais (Administrativas); Competências Institucionais; Competências Políticas; Competências Técnicas/Tecnológicas; Competências Socioemocionais. Os resultados demonstram que a gestão acadêmica é complexa e envolve o enfrentamento de muitos desafios, em que o coordenador de curso procura desenvolver competências que viabilizem o cumprimento das suas funções e atividades gerenciais, visto que são muitas as atribuições do professor-gestor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A. C. Competências gerenciais de coordenadores de curso de graduação no Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C. O Professor-Gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões. Teoria e Prática em Administração, v. 4, n. 2, p. 131-154, 2014. DOI: https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-18175

BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. O “papel social” e as “competências profissionais” na profissão de professor do ensino superior: uma discussão sobre aproximações entre os construtos. In: EDUCERE. XII Congresso Nacional de Educação. Anais [...] Curitiba, 2015.

BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. Competências gerenciais (esperadas versus percebidas) de professores-gestores de Instituições federais de ensino superior: percepções dos professores de uma Universidade Federal. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 439-473, 2016. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n3.344

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASTOS, F. C. C.; BORGES, F.; MELLO NETO, A. W.; SAINZ, A. B.; MELLO, L. H. W. Gestão por competência: uma análise das competências sob a perspectiva dos servidores do IBAMA de Santa Catarina. Navus Revista de Gestão e Tecnologia. v. 9, n. 1, p. 74-86, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22279/navus.2019.v9n1.p74-86.778

BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUM, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 17-36.

BLASKOVA, M.; BLASKO, R.; MATUSKA, E.; ROSAK-SZYROCKA, J. Development of Key Competences of University Teachers and Managers. Procedia - Social and Behavioral Sciences. v. 182, p. 187-196, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.755

CASTRO, D.; TOMÀS, M. Development of Manager-Academics at Institutions of Higher Education in Catalonia. Higher Education Quarterly. Oxford, v. 65, n. 3, p. 290-307, 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2273.2011.00490.x

CLOSS, L. Q.; ANTONELLO, C. S. O uso do método de história de vida para compreensão dos processos de aprendizagem gerencial. In: Encontro da ANPAD, 32. Anais [...] Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.

COURA, A. F.; PAIVA, S. B. A utilização da tecnologia da informação nos processos acadêmicos das coordenações de curso do Campus IV da UFPB. In: PAIVA, S. B.; DUARTE, E. N. (org.). Gestão Universitária em foco: uma abordagem teórica e prática. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, p. 213-236.

ÉSTHER, A. B. As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE, v. 9, Edição Especial, p.648-667, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000600011

FERREIRA, J. M. P.; PAIVA, K. C. M. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de instituições privadas de ensino superior na cidade de Fortaleza, CE. Revista de Administração, Contabilidade e Economia (RACE), Joaçaba, v. 16, n. 2, p. 681-702, 2017. DOI: https://doi.org/10.18593/race.v16i2.13057

FISCHER, A. L.; DUTRA, J. S.; NAKATA, L. E.; RUAS, R. Absorção do conceito de competência em gestão de pessoas: a percepção dos profissionais e as orientações adotadas pelas empresas. In: DUTRA, J. S.; FLEURY, M. T. L.; RUAS, R. (org.). Competências: conceitos, métodos e experiências. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 31-50.

FLECK, C. F.; PEREIRA, B. A. D. Professores e gestores: análise do perfil das competências gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS, Brasil. Organizações & Sociedade, v. 18, n. 57, p. 285-301, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-92302011000200005

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o Conceito de Competência. Revista de Administração e Contabilidade (RAC), v. 5, Edição Especial, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FRANCO, E. Funções do coordenador de curso: como “construir” o coordenador ideal. ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Brasília, 2002.

GALVÃO, V. B. A.; SILVA, A. B.; SILVA, W. R. O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p.131-147, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000002

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri: Atlas, 2022.

GODOY, A. S.; D’AMELIO, M. Competências gerenciais desenvolvidas por profissionais de diferentes formações. Organização & Sociedade, v. 19, n. 63, p. 621-639, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-92302012000400004

GOMES, A. K. P.; BARBOSA, M. A. C.; CASSUNDÉ, F. R. Gestão de pessoas por competências e escolha de gestores para cargos de confiança: um estudo no Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 26, n. 83, p. 1-21, 2021. DOI: https://doi.org/10.12660/cgpc.v26n83.80106

KALOYANOVA, N. Teacher-manager status and roles in the teaching profession. Trakia Journal of Sciences, v. 8, n. 3, p. 358-364, 2010.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LIMA, T. B.; MACÊDO, N. M. M. N.; SAEGER, M. M. M. T. O processo de aprendizagem de gestores acadêmicos do Campus IV/UFPB por meio de sua prática profissional. In: LIMA, T. B. et al. (org.). Estudos em Organização e Sociedade. João Pessoa: Sal da Terra, 2019. p. 117-144.

MACÊDO, J. W. L. Competências socioemocionais no serviço público: um estudo com gerentes de atendimento do INSS. 2018. 173 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

MACÊDO, J. W. L., Silva, A. B. Construção e validação de uma escala de compe-tências socioemocionais no Brasil. Revista Psicologia Organizações e Trabalho. v. 20, n. 2, p. 965-973, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2020.2.17382

MAGALHÃES, M. M. S.; BARBOSA, M. A. C.; LIMA, J. R. T.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. O papel do professor-gestor em uma Instituição Federal de Ensino Superior de Alagoas: um estudo na UFAL/Campus Arapiraca. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 10, n. 4, p. 327-350, Edição Especial, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p327

MARRA, A. V.; MELO, M. C. O. L. Docente-gerente: o cotidiano de chefes de departamento e coordenadores em uma universidade federal. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 27, 2003, Atibaia. Anais [...], Rio de Janeiro: ANPAD, 2003.

MEDEIROS, A. B. P. Mapeamento de Competências do Coordenador de Curso de Graduação da UFPB. 2019. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

MELLO, S. P. T.; MELO, P. A.; MELLO FILHO, R. T. Competências gerenciais evidenciadas e desejadas dos integrantes do fórum de gestão de pessoas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Revista de Administração, Contabilidade e Economia (RACE), v. 15, n. 1, p. 349-374, 2016. DOI: https://doi.org/10.18593/race.v15i1.6937

NOBRE, A. P. S. S. dos.; LIMA, F. A. H.; PAIVA, L. E. B. Competências socioemocionais de docentes de uma Instituição Pública de Ensino Superior. In: XLV Encontro da ANPAD - EnANPAD, Anais [...] 2021.

PALMEIRAS, J. B; SZILAGYI, R. S. Perfil e competências necessários para um coordenador de curso na percepção dos gestores e funcionários de uma IES. In: XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. II Congresso Internacional IGLU. Anais [...] Florianópolis, dez., 2011.

PEREIRA, A. L. C.; SILVA, A. B. As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior. CADERNOS EBAPE. BR, v. 9, Edição Especial, p.627-647, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000600010

PEREIRA, R. M.; MARQUES, H. R.; CASTRO, F. L.; FERREIRA, M. A. M. Funções de confiança na gestão universitária: a dinâmica dos professores-gestores na Universidade Federal de Viçosa. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 8, n. 1, p. 260-281, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p260

PESSOA, M. F.; LIMA COELHO, A. L. de A.; FRADE, C. M.; MORAIS, L. A. de. Desafios gerenciais do professor-gestor: um estudo com coordenadores de curso da graduação em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Revista Gestão & Conexões, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 72–96, 2022. DOI: https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.37408.72-96

RODRIGUES, A. C. A. L; VILLARDI, B. Q. Formação do docente para a gestão universitária: uma análise indutiva dos professores gestores da pós-graduação stricto sensu da UFRRJ. Periódico dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Administração e Recursos Humanos. Revista FOCO, v. 10, n. 2, 2017.

RUAS, R. L. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R. L.; ANTONELLO C. S.; BOFF, L. H. (org.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005. p. 34-54.

SALMAN, M.; GANIE, S. A.; SALLEM, I. The concept of competence: a thematic review and discussion. European Journal of Training and Development, v. 44, n. 6/7, p. 717-742, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/EJTD-10-2019-0171

SANTOS, E. M.; BARBOTIN, M. A. S. P.; ANDRADE, T. S.; SANTIAGO, C. S. Inovações nos ambientes secretariais do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba. In: LIMA, T. B. et al. (org.). Estudos em Organização e Sociedade. João Pessoa: Sal da Terra, 2019. p. 15-40.

SILVA, A. B. Como os gerentes aprendem? São Paulo: Saraiva, 2009.

SILVA, A. B.; BISPO, A. C. K. A.; AYRES, S. M. P. M. Desenvolvimento de carreiras por competências. Brasília: Enap, 2019.

SILVA, F. M. V. A transição para a gestão universitária: o significado das relações interpessoais. Revista de Admistração FACES Journal, v. 11, n. 4, p. 72-91, out./dez., 2012. DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N4ART1452

SILVA, M. A. A aprendizagem de professores da Universidade Federal de Santa Catarina para dirigir as unidades universitárias. Tese de Doutorado. UFSC: Centro Tecnológico, Florianópolis, 2000.

SILVA, R. N.; NASCIMENTO, F. S. Análise das competências gerenciais dos professores-gestores: um estudo com coordenadores de cursos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. In: ENANGRAD, 29., 2018, São Paulo. Anais [...] São Paulo: ENANGRAD, 2018. p. 1-16.

SILVEIRA, D. F.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.;

SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

SOARES, N. A. V.; VALE, A. M. do.; SANTOS, G. T. dos. Competências Socioemocionais dos Docentes do Curso de Administração de uma Instituição Pública do Nordeste de Brasil. In: XLV Encontro da ANPAD. Anais [...] EnANPAD, 2019.

SOUZA, L. R. S. Percepções Sobre Funções e Competências do Coordenador como Gestor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis Oferecido por Instituições Privadas de Ensino Superior Brasileiras. 2018. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação de Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo, 2018.

UFPB. Universidade Federal da Paraíba. Institucional. Apresentação. Histórico. 2019a. Disponível em: <https://www.ufpb.br/ufpb/menu/institucional/apresentacao/historico>. Acesso em: 27 out. 2019.

UFPB. Universidade Federal da Paraíba. Sigaa. Consulta de cursos - Graduação. 2019c. Disponível em: <https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=G&aba=p-graduacao>. Acesso em: 19 nov. 2019.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

ZARIFIAN, P. Gestão de Competências. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

2023-01-04

Como Citar

Ferreira Pessoa, M., de Araújo Lima Coelho, A. L., Moura Frade, C. ., & Andrade de Morais, L. (2023). COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO PROFESSOR-GESTOR: : um estudo com Coordenadores de Curso da Graduação na Universidade Federal da Paraíba. Gestão E Sociedade, 16(45). https://doi.org/10.21171/ges.v17i45.3675