The effect of innovation on the financial performance and export intensity of firms in emerging countries
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i36.2957Palavras-chave:
Innovation, financial performance, export intensityResumo
Qual o impacto da inovação no desempenho financeiro e na intensidade de exportação de firmas de países emergentes? Estudos da área encontraram resultados contraditórios sobre o efeito da inovação no desempenho das firmas. A minoria destes estudos operacionalizou investigações com dados históricos provenientes de diversos países, especialmente em se tratando de países emergentes. Este artigo contribui com a evidenciação do efeito da atividade de inovação em firmas de países emergentes no seu desempenho financeiro e na intensidade de exportação. Esta contribuição é atingida pela realização de uma survey multinacional que conta com dados de cinco anos (2008-2012) de 140 firmas do Brasil, Rússia, Índia e China com atividade predominantemente baseada em manufatura. Os resultados contrastam-se com a literatura encontrada, apresentando forte correlação positiva entre as variáveis principais de estudo. Com base nos resultados estatísticos destacados, discutem-se as similaridades e peculiaridades deste estudo em relação aos demais bem como implicações gerenciais e teóricas desta pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.