Accountability social e engajamento cidadão em saúde: a experiência de um município brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i35.2629Resumo
O artigo objetiva analisar como os Conselhos Locais de Saúde de Florianópolis obtêm e produzem informações, usam de tecnologias da comunicação e da informação e se relacionam com outros conselhos, organizações da sociedade civil e outras organizações públicas. Toma-se como referencial teórico os conceitos de accountability social e engajamento cidadão. Nesta pesquisa qualitativa conduzida entre 2013 e 2015, aplicou-se entrevistas semi-estruturadas com representantes dos Conselhos Locais de Saúde, analisou-se documentos e utilizou-se observação direta de reuniões dos CLSs e eventos que reuniram membros dos conselhos. Conclui-se que o trabalho dos CLS vai além das questões de saúde e é um mecanismo importante para aproximar a administração pública da cidade às comunidades. Os CLSs têm, ainda, contribuído para o envolvimento dos cidadãos nos processos de co-produção de bens e serviços públicos de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.