O impacte do sistema de Gestão do Desempenho nas relações laborais no contexto da Administração Pública | Perspetivas encontradas na literatura
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v12i31.2221Palavras-chave:
Administração Pública, Avaliação de Desempenho, Impactes do Sistema de Gestão e Avaliação de Desempenho, Relações Laborais, SIADAP.Resumo
No âmbito da modernização da Administração Pública portuguesa foi estabelecido o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública, (SIADAP), que “visa contribuir para a melhoria do desempenho e qualidade de serviço da administração pública, para a coerência e harmonia da ação dos serviços, dirigentes e demais trabalhadores e para a promoção da sua motivação profissional e desenvolvimento de competências” (artigo 1.º, Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro).
A investigação científica tem estudado vários aspetos dos sistemas de gestão e avaliação de desempenho, no entanto, há uma temática ainda pouco explorada: a das consequências reais destes sistemas. O presente trabalho visa atualizar a tipologia idealizada por Franco-Santos, Lucianetti e Bourne (2012), com as novas perspetivas da literatura, procurando caracterizar as consequências da implementação dos sistemas de avaliação de desempenho ao contexto da Administração Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.