O impacte do sistema de Gestão do Desempenho nas relações laborais no contexto da Administração Pública | Perspetivas encontradas na literatura
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v12i31.2221Keywords:
Administração Pública, Avaliação de Desempenho, Impactes do Sistema de Gestão e Avaliação de Desempenho, Relações Laborais, SIADAP.Abstract
No âmbito da modernização da Administração Pública portuguesa foi estabelecido o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública, (SIADAP), que “visa contribuir para a melhoria do desempenho e qualidade de serviço da administração pública, para a coerência e harmonia da ação dos serviços, dirigentes e demais trabalhadores e para a promoção da sua motivação profissional e desenvolvimento de competências” (artigo 1.º, Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro).
A investigação científica tem estudado vários aspetos dos sistemas de gestão e avaliação de desempenho, no entanto, há uma temática ainda pouco explorada: a das consequências reais destes sistemas. O presente trabalho visa atualizar a tipologia idealizada por Franco-Santos, Lucianetti e Bourne (2012), com as novas perspetivas da literatura, procurando caracterizar as consequências da implementação dos sistemas de avaliação de desempenho ao contexto da Administração Pública.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.