Integrando estudos organizacionais em economia solidária: uma proposta teórico-metodológica
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v9i23.2046Palavras-chave:
Estudos Organizacionais, Economia Solidária, Matriz AnalíticaResumo
Em razão do excesso de estudos de caso isolados e outros modismos metodológicos, a compreensão dos desafios da autogestão na economia solidária testemunha uma crônica descontinuidade de interpretações. Defendemos, portanto, a perspectiva de que a adoção de métodos comparativos cross-case em qualitative comparative analysis (QCA) poderia auxiliar a integração de abordagens qualitativas dirigidas à investigação dos distintos fatores que determinam o desenvolvimento de Empreendimentos Econômicos e Solidários (EES). Nesse sentido, conduzimos esse ensaio teórico, baseado na pesquisa realizada por Nemirovsky (2014), para a construção de uma matriz analítica que permita identificar e sistematizar o plexo de atores, recursos, processos e interrelações que circunscrevem os EES, operacionalizando essa abordagem epistemológica inovadora em economia solidária. O presente trabalho encerra-se com uma breve discussão sobre as possibilidades de estudos futuros a partir da utilização do instrumento de investigação aqui apresentado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.