Inclusão de Autistas no Mercado de Trabalho: Uma Nova Questão de Pesquisa para os Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v9i22.2033Palavras-chave:
Inclusão no Trabalho, Autismo, Políticas Públicas, Pesquisas sobre autismo, Inclusão profissionalResumo
O autismo pode ser caracterizado um transtorno do desenvolvimento. As pessoas com autismo apresentam dificuldades na interação social, comunicação e comportamento. Os autistas relatam dificuldade em conseguir emprego, em mantê-lo, e em obter uma colocação compatível com a sua formação e expectativas. Esta situação coloca muitos autistas em situação de dependência do governo, instituições ou parentes, e em dificuldades financeiras, ainda que apresentem formação e capacidade para trabalhar. O presente artigo aborda a questão da inclusão dos autistas no mercado laboral, apresentando possibilidades para investigações acadêmicas e a construção de políticas públicas. A pesquisa que originou este texto é qualitativa, consistindo em revisão bibliográfica, seguida de problematização a respeito do tema. Um pequeno, mas significativo número de obras no exterior abordou a questão investigada. Nacionalmente, praticamente não foram identificadas obras seminais, teses, artigos ou autores de referência brasileiros a respeito do assunto, indicador de grande potencial de descobertas neste campo. A ausência de trabalhos abrange a psicologia, a administração e áreas afins.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.