QUANTOS LIKES ESSA DIVERSIDADE MERECE?

Representatividade Feminina e Gestão de Marcas no Instagram

Autores

  • Jéssica Barroso de Castro UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Cláudio Bezerra Leopoldino UFC - Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v17i47.3605

Palavras-chave:

Gestão da diversidade, Gestão de marcas, Representatividade

Resumo

A utilização do Instagram como meio de comunicação e promoção para produtos de moda consiste em decisão estratégica que pode favorecer relações mais próximas e duradouras entre o público feminino e as empresas. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é caracterizar como as diversidades femininas são representadas na gestão de marca por empresas de vestuário. A investigação qualitativa dos casos de estudo construiu-se a partir de observação sistemática secreta dos perfis de três marcas no Instagram. Foi possível investigar a gestão de marcas e  observar a retratação de mulheres negras, obesas, deficientes físicas, com pouco volume de seios e com marcas no corpo, como cicatrizes e celulites. Diversidades etárias e de orientação sexual também foram identificadas nas publicações, ainda que de forma mais moderada. O estudo permitiu verificar as reações positivas dos clientes quanto à representação de diversidades e sua relevância para uma maior identificação do público.

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Biografia do Autor

Cláudio Bezerra Leopoldino, UFC - Universidade Federal do Ceará

Graduado em computação, possui doutorado em administração pela Universidade Federal da Bahia (2012), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialização na área de banco de dados. Atualmente é Docente da Universidade Federal do Ceará. Possui experiência nas áreas de Sistemas de Informação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, banco de dados, desenvolvimento de software, software livre, gerência de projetos, administração da produção e Aprendizagem Organizacional.

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Barroso de Castro, J., & Leopoldino, C. B. (2023). QUANTOS LIKES ESSA DIVERSIDADE MERECE? : Representatividade Feminina e Gestão de Marcas no Instagram. Gestão E Sociedade, 17(47). https://doi.org/10.21171/ges.v17i47.3605