BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS

Autores

  • Daniel Hofer Bastos Professor do Centro Universitário UNA
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA
  • Juliana Maria Magalhães Christino Professora da FEAD/MG

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1996

Palavras-chave:

Brand Equity, Siderurgia, Confiança, Gestão de Marcas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi medir o valor agregado (“Brand Equity”) da marca USIMINAS® na percepção de compradores de aços planos no mercado brasileiro. Para tanto, foi testado o modelo desenvolvido por Juntunen, Juntunen e Juga (2011) relacionado a empresas industriais do setor de logística. Além disso, foi avaliado se a inserção do construto Confiança (BALLESTER, 2004)  no modelo teórico original aumenta a variância explicada do Brand Equity. Foi feita pesquisa descritiva em que foi aplicado questionário de pesquisas anteriores com pequenas alterações ao setor de negócios contextual. Os resultados indicam que a inserção do construto Confiança aumenta a variância explicada do Brand Equity em relação ao modelo original de Juntunen, Juntunen e Juga (2011). Além disso, foram observados alguns resultados divergentes no que se refere à relação positiva entre Imagem e Brand Equity, e entre Imagem e Fidelidade.

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Biografia do Autor

Daniel Hofer Bastos, Professor do Centro Universitário UNA

Mestre em Administração. Centro Universitário UNA.

Especialização em andamento em MBA-Gestão de Projetos. Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. 

Especialização em Tecnologia do Ensino Superior.
PITÁGORAS SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR. 

Especialização em ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA INSTITUTO CATÓLICO DE MINAS GERAIS. 

 

Graduação em ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA. INSTITUTO CATÓLICO DE MINAS GERAIS.

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Centro Universitário UNA

Bacharel em Computação pela Univ. Federal de Viçosa. Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC-MINAS Mestre em Administração pela UFMG Doutor em Administração pela UFMG Professor Adjunto do Centro Universitário UNA

Juliana Maria Magalhães Christino, Professora da FEAD/MG

Doutorado em Administração. 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 

Mestrado profissionalizante em Mestrado em Administração com ênfase em Marketing. 
FEAD.

Especialização em Marketing. (Carga Horária: 360h). Fundação Getúlio Vargas.

Graduação em Administração. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, 

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Publicado

2015-02-03

Como Citar

Bastos, D. H., Moura, L. R. C., & Christino, J. M. M. (2015). BRAND EQUITY DA USIMINAS: UM ESTUDO NO SETOR SIDERÚRGICO BRASILEIRO DE AÇOS PLANOS. Gestão E Sociedade, 8(20), 688–713. https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1996

Edição

Seção

Artigos