A Influência da Participação em Jogo On-line na Atitude de Alunos de Curso Presencial de Administração em Relação a Cursos na Modalidade a Distância

Autores

  • Deivson Aroeira da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Universidade FUMEC e Fundação Pedro Leopoldo
  • Agnaldo Keiti Higuchi Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v15i41.3521

Palavras-chave:

Desafio Sebrae, Educação a distância, Tecnologias de informação e comumnicação, Graduação em Administração, Jogos no aprendizado de Administração

Resumo

Vários motivos já conhecidos levam ao descrédito da modalidade EaD e prejudicam seu potencial transformador por meio da universalização da educação. Apesar disso, no caso do ensino da Administração, instituições utilizam jogos on-line, não presenciais, como ferramentas de ensino. Por isso, esse estudo tem como objetivo analisar como a participação em jogo empresarial on-line, promovido por organização do sistema “S”, influencia a atitude de alunos de cursos de graduação em Administração presenciais em relação a cursos EaD. Por meio de pesquisa documental em dados fornecidos por instituição de ensino superior de Minas Gerais, levantaram-se informações que passaram por análise de conteúdo de Bardin, estatísticas de frequência e correlação de Spearman. Os resultados indicam que a participação no jogo on-line contribui para o aprendizado e a formação, porém não influi na atitude dos alunos em relação à  EaD. 

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Biografia do Autor

Deivson Aroeira da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Administração Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública  (MAP/UFVJM). Professor no Centro Universitário de Caratinga-MG  (UNEC).

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Universidade FUMEC e Fundação Pedro Leopoldo

Mestre e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Pemanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC.   Professor Colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (FPL).  

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e  Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Professor Adjunto do Departamento de Administração da UFVJM e  Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública  (MAP/UFVJM).  

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Publicado

2021-07-09

Como Citar

da Silva, D. . A., Moura, L. R. C., & Higuchi, A. K. (2021). A Influência da Participação em Jogo On-line na Atitude de Alunos de Curso Presencial de Administração em Relação a Cursos na Modalidade a Distância. Gestão E Sociedade, 15(41), 4043–4063. https://doi.org/10.21171/ges.v15i41.3521

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