O voluntariado eventual em competições esportivas
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v10i27.2008Palavras-chave:
Trabalho voluntário. Voluntariado eventual. Eventos esportivos. Lei de Bradford. Bibliometria.Resumo
Sob a meta de estudar o fenômeno do voluntariado, aplicado ao contexto de grandes eventos esportivos, este estudo partiu do modelo teórico proposto por Bradford, utilizado aqui como técnica de pesquisa e análise. Para tanto, buscou-se no Portal de Periódicos da CAPES artigos publicados entre os anos de 1993 e 2012, que resultou em 237 trabalhos, dos quais 18 deles discutiam o tema, distribuídos em 14 periódicos. Após as análises, ficou claro que as publicações específicas do assunto são escassas, sem muitas discussões aprofundadas e sem uma literatura base, o que, provavelmente, motivou a não obediência plena da Lei de Bradford; por outro lado, confirmou-se a hipótese de Guedes (2005) de que a pesquisa em umassunto gera mais estudos e publicações nele, pois, nos 20 anos investigados, apenas a partir de 2007 há uma sequência de trabalhos. Afora isto, identificou-se que as motivações e conclusões dos estudos não são harmônicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.