O voluntariado eventual em competições esportivas
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v10i27.2008Keywords:
Trabalho voluntário. Voluntariado eventual. Eventos esportivos. Lei de Bradford. Bibliometria.Abstract
Sob a meta de estudar o fenômeno do voluntariado, aplicado ao contexto de grandes eventos esportivos, este estudo partiu do modelo teórico proposto por Bradford, utilizado aqui como técnica de pesquisa e análise. Para tanto, buscou-se no Portal de Periódicos da CAPES artigos publicados entre os anos de 1993 e 2012, que resultou em 237 trabalhos, dos quais 18 deles discutiam o tema, distribuídos em 14 periódicos. Após as análises, ficou claro que as publicações específicas do assunto são escassas, sem muitas discussões aprofundadas e sem uma literatura base, o que, provavelmente, motivou a não obediência plena da Lei de Bradford; por outro lado, confirmou-se a hipótese de Guedes (2005) de que a pesquisa em umassunto gera mais estudos e publicações nele, pois, nos 20 anos investigados, apenas a partir de 2007 há uma sequência de trabalhos. Afora isto, identificou-se que as motivações e conclusões dos estudos não são harmônicas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.