O ESPAÇO ORGANIZACIONAL E O ESPAÇO DA CIDADE: AS DIVERSAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO FÍSICA E SIMBÓLICA DE UM CENTRO COMERCIAL EM PORTO ALEGRE
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v6i15.1627Keywords:
Espaço Urbano, Equipamentos Urbanos, Etnografia, Representações Sociais, Cultura OrganizacionalAbstract
O objetivo deste trabalho é observar como o espaço privado de uma organização é apropriado para a convivência de grupos sociais diversos, em razão da escassez de equipamentos urbanos, que obriga o confronto entre modos de vida diferentes, mediante a apropriação física e simbólica de um mesmo espaço. Através do estudo foi possível perceber que a organização em questão está em meio a relações combinadas e, ao mesmo tempo, contraditórias, que caracterizam o espaço urbano e que se contrapõem a ordem, a racionalidade e a norma, de um lado, e a desordem, a espontaneidade e os desejos de prazer, do outro. Entendemos, portanto, que a organização estudada deve ser percebida como um equipamento da cidade, e seus objetivos econômicos devem estar em concordância com a função que o espaço organizacional ocupa no contexto urbano.
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