Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil

Autores

  • Jorge Augusto de Sá Brito Freitas

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.545

Palavras-chave:

Transparência, Imagem Institucional, Banco Central.

Resumo

Pesquisas da área econômica sobre Bancos Centrais consideram a transparência fundamental para ampliar a eficiência na condução de sua política monetária. Estudos da área de negócios atestam a influência da imagem na construção de relações sólidas entre a firma e o cliente. O presente estudo reúne as contribuições das duas áreas, postulando a existência de impacto positivo da transparência sobre a imagem institucional da Autoridade Monetária, cujo teste empírico foi realizado por meio de pesquisa de suervey entre especialistas do mercado financeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e auto-administrado que foi distribuído por intermédio de endereços eletrônicos. O questionário inlcui questões com escala de resposta Likert, de cinco alternativas, e questões dicotômicas. Empregou-se a Regressão Logística para avaliação do modelo hipotético do estudo. Os resultados confirmaram que a transparência exerce impacto sobre a imagem institucional do Banco Central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-07-17

Como Citar

Freitas, J. A. de S. B. (2009). Transparência e Imagem Institucional: O Caso do Banco Central do Brasil. Gestão E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.545

Edição

Seção

Artigos