Gestão de recursos federais para os centros de atenção psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v11i29.2097Palavras-chave:
gestão em saúde, centros de atenção psicossocial, serviços de saúde mental, recursos financeiros em saúde, alocação de recursosResumo
Descreve-se a aplicação dos recursos federais destinados aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) a fim de verificar a adequação do gerenciamento às necessidades desses serviços em um município de médio porte do interior do RS em 2012. Trata-se de pesquisa descritiva e documental cujas fontes de dados foram os relatórios de gestão financeira, relatórios de gestão dos CAPS, memorandos, relatório da III Conferência Municipal de Saúde Mental (2010) e consulta ao Fundo Estadual de Saúde. Os resultados apontaram que as solicitações foram atendidas em parte, havendo necessidade de adequação ao que preconiza a política nacional de atenção psicossocial. Observaram-se dificuldades para realização de oficinas e atividades no território, poucos investimentos em educação permanente, gastos expressivos com pagamento de pessoal, incompletude das equipes e dificuldades de transporte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.