Consórcio intermunicipal do vale do rio caí (CIS/CAÍ): serviços prestados de média e alta complexidade em saúde

Autores

  • Luís Fernando Kranz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roger dos Santos Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v9i23.1907

Palavras-chave:

Consórcios de Saúde, Sistema Único de Saúde, Regionalização, Descentralização, Serviços de Saúde.

Resumo

Consórcios Intermunicipais apresentam-se como estratégia de oferta pública de serviços ao unir municípios e desenvolver ações em saúde. O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Caí é composto por 23 municípios do Rio Grande do Sul e atua desde 2005. Pretende-se descrever o consumo médio anual de serviços de saúde dos municípios do consórcio, quantificar o valor despendido segundo tipo de serviço e comparar a produção de serviços do consórcio com a do Sistema de Informação Ambulatorial do Sistema Único de Saúde no período 2008-2011. Exames absorvem o maior volume de recursos financeiros, seguidos pelas consultas, sessões de reabilitação e procedimentos. O acréscimo de serviços ofertados pelo consórcio, ao considerar a produção ambulatorial do Sistema Único de Saúde, é de 18,3%. O consórcio exerce importante função de incremento de serviços em saúde e as ações concentram-se principalmente no nível da média complexidade da assistência à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fernando Kranz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Administração e Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Roger dos Santos Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  –  UFRGS. Professor  do Departamento de Medicina Social da UFRGS.

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

Kranz, L. F., & Rosa, R. dos S. (2016). Consórcio intermunicipal do vale do rio caí (CIS/CAÍ): serviços prestados de média e alta complexidade em saúde. Gestão E Sociedade, 9(23), 946–960. https://doi.org/10.21171/ges.v9i23.1907

Edição

Seção

Artigos