FATORES QUE AFETAM A PERMANÊNCIA DOS DISCENTES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1994Palavras-chave:
Permanência, Persistência, Evasão, EaD, PNAPResumo
O objetivo da presente pesquisa foi analisar fatores que contribuem para a permanência de discentes em cursos de graduação na modalidade a distância. A amostra foi composta por 333 discentes do Curso de Graduação em Administração Pública, do Programa de Formação em Administração Pública – PNAP, ofertado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Usando-se regressão logística, foi possível identificar os principais fatores que contribuem para a permanência dos discentes no curso analisado: o tipo de escola em que concluiu o ensino médio e a etnia. O discente que estudou o ensino médio em escola pública tem 2,87 vezes a chance de permanência do discente que estudou em escola privada e o discente da etnia branca tem menor chance de persistir se comparado ao discente da etnia preta. Esses resultados indicam que, para o público analisado, fatores associados à baixa renda são também associados a maior motivação para a conclusão do curso analisado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.