REDES, CAMPOS E INSTITUIÇÕES: CONSTITUINDO UMA AGENDA PARA A ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v3i6.753Palavras-chave:
Estudos Organizacionais, Sociologia Econômica, Análise das Redes, Novo Institucionalismo e Campos Sociais.Resumo
Esse artigo apresenta uma agenda teórica e empírica para análise das relações entre organizações, a partir de três perspectivas em amplo desenvolvimento nos estudos organizacionais e na sociologia econômica: a perspectiva das redes; a perspectiva dos campos e a perspectiva neoinstitucional. As três perspectivas negam a visão racionalista e individualista do ator econômico da economia neoclássica, mas tem diferentes formas de entender o comportamento e a configuração das relações entre os atores econômicos. A partir dessas perspectivas, o artigo busca construir um diálogo teórico para a análise das relações entre organizações e entendimento da constituição do comportamento econômico. Busca-se assim construir um quadro de referência sobre os pressupostos, autores, temas e possibilidades de pesquisa a partir das referidas perspectivas. De forma pluralista, o texto busca contribuir para pesquisas a partir de perspectivas estrutural/relacional, institucionais e relativas ao poder.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.