Gestão Participativa nas Escolas Públicas Municipais de Salvador: acessibilidades e dificuldades

Autores

  • José dos Santos Jesus
  • Jair Nascimento Santos

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.551

Resumo

Esse artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em 2006, envolvendo a temática participação. Aborda os acessos e as dificuldades na participação da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e gestores) na gestão das escolas públicas municipais em Salvador. Na formulação do problema foi definida a seguinte questão: quais os acessos e dificuldades participação da comunidade na gestão das escolas pública municipais de Salvador? Os principais objetivos da pesquisa foram: aprofundar os conhecimentos acerca da participação da comunidade no contexto organizacional e avaliar a participação da comunidade escolar na gestão da escola através da elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) nas escolas municipais de Salvador. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. O resultado da investigação apresentou formas objetivas e subjetivas que facilitam e dificultam a participação efetiva da comunidade escolar por meio do Conselho Escolar (CE) numa gestão de perspectiva emancipável. E aponta uma concentração do poder decisório nas mãos dos segmentos gestores e professores. Esse último em menor grau.

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Publicado

2009-07-17

Como Citar

Jesus, J. dos S., & Santos, J. N. (2009). Gestão Participativa nas Escolas Públicas Municipais de Salvador: acessibilidades e dificuldades. Gestão E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.551

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