Gestão Participativa nas Escolas Públicas Municipais de Salvador: acessibilidades e dificuldades
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v1i1.551Resumo
Esse artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em 2006, envolvendo a temática participação. Aborda os acessos e as dificuldades na participação da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e gestores) na gestão das escolas públicas municipais em Salvador. Na formulação do problema foi definida a seguinte questão: quais os acessos e dificuldades participação da comunidade na gestão das escolas pública municipais de Salvador? Os principais objetivos da pesquisa foram: aprofundar os conhecimentos acerca da participação da comunidade no contexto organizacional e avaliar a participação da comunidade escolar na gestão da escola através da elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) nas escolas municipais de Salvador. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. O resultado da investigação apresentou formas objetivas e subjetivas que facilitam e dificultam a participação efetiva da comunidade escolar por meio do Conselho Escolar (CE) numa gestão de perspectiva emancipável. E aponta uma concentração do poder decisório nas mãos dos segmentos gestores e professores. Esse último em menor grau.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.