Ser altamente produtivo nas ciências biomédicas: um estudo qualitativo de motivação e hábitos de pesquisadores de alto rendimento

Autores

  • Joao Ricardo Nickenig Vissoci Duke University
  • Aline Chotte de Oliveira
  • Nelly Moraes Gil
  • Paulo Calvo
  • Ney Stival
  • Talitha Yen
  • Michael Haglund
  • Catherine Ann Staton

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2472

Resumo

Contexto: A quantidade, a qualidade e o impacto das publicações científicas são usados ​​para avaliar os níveis nacionais, institucionais e individuais da produtividade da pesquisa. Embora a importância da pesquisa em qualidade seja enfatizada na comunidade de pesquisa médica, pesquisas mínimas têm sido conduzidas na análise de quais fatores afetam a produtividade da pesquisa. A literatura atual avalia a qualidade das instituições de pesquisa e não a dos pesquisadores individuais; Também não há pesquisas sobre a diferença entre pesquisadores de alto impacto e outros pesquisadores. Este estudo, realizado em 2015, procurou investigar a razão subjacente para o sucesso dos autores de alta produtividade, ao compreender seus hábitos e motivações similares, levando a uma alta produtividade.

Métodos: Os autores realizaram um estudo qualitativo por meio de entrevistas com pesquisadores de alta produtividade de todo o mundo. Os roteiros de entrevista semiestruturados orientaram as entrevistas de acordo com o método da teoria fundamentada para estudos qualitativos. Temas amplos de entrevistas preliminares foram identificados e explorados em entrevistas subseqüentes.

Resultados: A análise qualitativa das entrevistas dos participantes identificou oito temas principais: “Hábitos de escrita”, “Estratégia de redação”, “Experiência anterior em treinamento e redação”, “Piloto principal”, “Balanceamento de volume e impacto das publicações”, “Ideal e não ideal condições ”,“ Timelines ”e“ Papel da rede na produtividade de alto rendimento ”. Esses temas não são exclusivos nem exigem qualidades de pesquisadores de alta produtividade, mas destacam semelhanças e características amplamente unificadoras desses pesquisadores.

Conclusão: Este estudo identificou as qualidades e atitudes comuns dos pesquisadores de alto rendimento. Encontramos fatores comuns na maioria dos indivíduos que podem ser considerados marcadores de alta produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

Nickenig Vissoci, J. R., Oliveira, A. C. de, Gil, N. M., Calvo, P., Stival, N., Yen, T., Haglund, M., & Staton, C. A. (2018). Ser altamente produtivo nas ciências biomédicas: um estudo qualitativo de motivação e hábitos de pesquisadores de alto rendimento. Gestão E Sociedade, 13(34). https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2472

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)