Ser altamente produtivo nas ciências biomédicas: um estudo qualitativo de motivação e hábitos de pesquisadores de alto rendimento
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2472Resumo
Contexto: A quantidade, a qualidade e o impacto das publicações científicas são usados para avaliar os níveis nacionais, institucionais e individuais da produtividade da pesquisa. Embora a importância da pesquisa em qualidade seja enfatizada na comunidade de pesquisa médica, pesquisas mínimas têm sido conduzidas na análise de quais fatores afetam a produtividade da pesquisa. A literatura atual avalia a qualidade das instituições de pesquisa e não a dos pesquisadores individuais; Também não há pesquisas sobre a diferença entre pesquisadores de alto impacto e outros pesquisadores. Este estudo, realizado em 2015, procurou investigar a razão subjacente para o sucesso dos autores de alta produtividade, ao compreender seus hábitos e motivações similares, levando a uma alta produtividade.
Métodos: Os autores realizaram um estudo qualitativo por meio de entrevistas com pesquisadores de alta produtividade de todo o mundo. Os roteiros de entrevista semiestruturados orientaram as entrevistas de acordo com o método da teoria fundamentada para estudos qualitativos. Temas amplos de entrevistas preliminares foram identificados e explorados em entrevistas subseqüentes.
Resultados: A análise qualitativa das entrevistas dos participantes identificou oito temas principais: “Hábitos de escrita”, “Estratégia de redação”, “Experiência anterior em treinamento e redação”, “Piloto principal”, “Balanceamento de volume e impacto das publicações”, “Ideal e não ideal condições ”,“ Timelines ”e“ Papel da rede na produtividade de alto rendimento ”. Esses temas não são exclusivos nem exigem qualidades de pesquisadores de alta produtividade, mas destacam semelhanças e características amplamente unificadoras desses pesquisadores.
Conclusão: Este estudo identificou as qualidades e atitudes comuns dos pesquisadores de alto rendimento. Encontramos fatores comuns na maioria dos indivíduos que podem ser considerados marcadores de alta produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.