A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS DE CATADORES NA CADEIA PRODUTIVA DA RECICLAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v7i17.1857Palavras-chave:
Redes sociais, Cadeias produtivas, Organizações, Catadores.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com oito grupos de catadores de materiais recicláveis em seis municípios do estado do Pará. O objetivo foi examinar as influências de suas redes pessoais na capacidade das organizações e na apropriação desses agentes na cadeia da reciclagem. A análise de redes sociais foi considerada a metodologia mais adequada para identificar os relacionamentos entre os catadores e seus efeitos na organização e na cadeia da reciclagem. Os dados foram levantados via questionário (gerador de nomes) específico para análise de redes sociais e organizados no software Ucinet 6.4. As análises foram feitas a partir das medidas de densidade, complementadas com informações de entrevistas e observações livres em lixões e aterros sanitários. A base analítica foi a tese da “força dos laços fracos” e a concepção de “cadeias produtivas” e “integração vertical”. Os resultados revelam que não há diferença entre redes de catadores organizados e não organizados e que por serem grupos fechados encontram dificuldades no acesso aos recursos que estão fora de suas redes. Esta característica tem reflexos na cadeia produtiva, dentre as quais estão a fragilidade das cooperativas, o baixo rendimento obtido no trabalho e a redução da capacidade produtiva dos catadores. A principal conclusão da pesquisa é a de que o baixo nível de densidade das relações nas redes dos grupos estudados limita as ações das organizações de catadores, representando obstáculo para elevar os resultados desses profissionais na cadeia da reciclagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.