AS BIG QUESTIONS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA PROPOSTA PARA O CASO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1392Palavras-chave:
Administração pública, Administração pública brasileiraResumo
O presente artigo tem por objetivo recuperar o debate ocorrido nos Estados Unidos em torno das big questions ou questões centrais que norteiam o estudo da Administração Pública, para, a partir disso, trabalhar com uma proposta de questões para o caso específico do Brasil. Parte-se do pressuposto de que as condições econômicas, políticas e sociais em que opera a Administração brasileira são de tal ordem que é preciso construir questões específicas para a realidade do país, portanto, é necessário iniciar o debate em torno de quais questões constituem uma agenda de pesquisa para a Administração Pública no Brasil. O método consistiu na realização de uma pesquisa bibliográfica, sem pretensão de esgotar o assunto nem tampouco de efetivar um estudo bibliométrico sobre o tema; as contribuições de autores brasileiros foram selecionadas buscando-se autores reconhecidos no tema. O artigo apresenta, como seu quadro teórico, uma síntese das contribuições para o debate sobre as big questions nos Estados Unidos, feitas por Behn, Neumann Jr. e Kirlin, bem como da análise realizada por Callahan a partir desses trabalhos; observa-se a inexistência de um consenso entre os autores sobre quais devam ser essas questões, ainda que se perceba uma concentração dos estudos e debates em determinados temas, como o gerenciamento de organizações públicas, a construção de um campo científico de estudos, as relações entre a Administração e o sistema político da nação, indicando, dessa maneira, que o debate se encontra em aberto. Desenvolve-se também uma análise do papel desempenhado por questões centrais de pesquisa na constituição de um campo de estudo, observando-se o quanto estas influenciam na formação de uma agenda de pesquisa; procurou-se satisfazer a necessidade de justificar teoricamente um estudo das questões centrais para a Administração brasileira a partir dessa discussão, em que o trabalho passa a focalizar aspectos associados à filosofia da ciência, sem, entretanto, analisar questões como a constituição de um campo de estudo científico. Dentro desse contexto, como resultado do artigo, desenvolve-se uma proposta de questões centrais para o estudo da Administração brasileira, construída a partir dos eixos propostos no debate norte-americano e desenvolvida com base em reflexões de estudiosos brasileiros da área. As questões propostas referem-se ao problema da atuação da Administração Pública na sociedade como produtora de bens e serviços e como indutora do desenvolvimento econômico, à relação entre burocracia e democracia, e ao foco do estudo que deve ser utilizado na área, considerando-se as significativas contribuições dadas por diferentes ciências. Essas questões trabalham com aspectos gerenciais, políticos e teóricos e devem ser encaradas como o início de uma discussão mais profunda a respeito do campo de estudo no Brasil, delimitando-lhe as fronteiras e auxiliando na construção de estratégias de pesquisa. Considera-se que a contribuição do artigo deva ser medida não pelas questões propostas, e sim pela sua capacidade de trazer à discussão questões teóricas que construam uma agenda de pesquisa para a Administração Pública brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na Revista GES - Gestão e Sociedade. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a GES - Gestão e Sociedade a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.