PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES

Authors

  • João Felipe R. Sauerbronn FGV
  • Denise Franca Barros EBAPE/FGV
  • Suzane Strehlau FEI
  • Alessandra de Sá Mello da Costa

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v4i8.993

Keywords:

Pirataria, Download de Músicas, Comportamento do Consumidor, Comportamento Desviante, Técnicas de Neutralização,

Abstract

Apesar do crescimento na venda de música digital, pesquisas apontam que 95% dos downloads musicais não pagam direitos autorais. As tecnologias de download e compartilhamento são geralmente apontados como responsáveis pelo fenômeno chamado de pirataria pela indústria fonográfica, colocando na mesma categoria pessoas físicas e jurídicas, vendedores e usuários. A indústria classifica download como crime, um comportamento desviante do ideal social e econômico. Este trabalho busca dar voz ao consumidor, ao tentar compreender suas percepções e estratégias de neutralização de tal comportamento desviante. Para tanto, foram realizados quatro grupos de foco com jovens “downloaders” com o objetivo de verificar a relação desses consumidores com a música, a identificação de comportamentos desviantes e a descrição das Técnicas de Neutralização utilizadas. Os dados foram analisados segundo a Análise de Discurso e os resultados mostraram oito maneiras dos consumidores justificarem ‘maus comportamentos’, representando a ampliação de duas das categorias apresentadas pela literatura.

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Published

2011-03-03

How to Cite

Sauerbronn, J. F. R., Barros, D. F., Strehlau, S., & Mello da Costa, A. de S. (2011). PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES. Management & Society Electronic Journal, 4(8), 513–538. https://doi.org/10.21171/ges.v4i8.993

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