Estratégia competitiva e marketing corporativo diferenças e semelhanças
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v4i7.937Keywords:
planejamento, estratégia, competição, marketing, mercado.Abstract
O presente trabalho analisa os assuntos “Estratégias Corporativas” e “Marketing Corporativo”, destacando sua importância, congruências e discrepâncias, a partir da teoria existente. Enquanto a estratégia, segundo Ansoff (1991), é um dos vários conjuntos de regras de decisão que orientam o comportamento de uma organização, o marketing envolve-se em todas as etapas dos processos das organizações: este tem ações iniciadas com a identificação de uma necessidade ou desejo do consumidor, passando pela concepção, desenvolvimento, comunicação, distribuição do produto ou serviço, até a medição da satisfação dos clientes. Conclui-se que ambos os processos atuam conjuntamente e são da maior importância para os resultados das organizações. Embora estejam ligados a diferentes níveis de responsabilidade, ambos definem conjuntos de ações cujo sucesso depende da sua coerência.Downloads
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Published
2010-10-04
How to Cite
Vanin, J. A., & Da Silva, P. M. (2010). Estratégia competitiva e marketing corporativo diferenças e semelhanças. Management & Society Electronic Journal, 4(7), 489–512. https://doi.org/10.21171/ges.v4i7.937
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