OS DIFERENTES MÉTODOS DE CUSTEIO E SUA IMPLICAÇÃO NA APURAÇÃO DE CUSTO DO PRODUTO: UM ESTUDO CASO EM EMPRESA DE GRAXAS E ÓLEOS INDUSTRIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v1i2.564Keywords:
Custos, métodos de custeio, custo de produtos, custo unitário, custo gerencial.Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar os métodos de custeio existentes na literatura, partindo de dois diferentes grupos; de um lado apresenta-se o agrupamento dos métodos que consistem na alocação de custos indiretos através de rateios e estimativas e de outro os métodos de custeio direto/variável, cuja apropriação não constitui nenhuma dificuldade e elimina a necessidade de rateios, além de ser recomendável para fins gerenciais. O artigo aborda o sistema de custos e apresenta as terminologias mais utilizadas em gestão de custos, apresentando as principais diferenças entre os métodos de custeio. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se configurou como um estudo de caso de caráter exploratório-descritivo, realizado em uma pequena empresa fabricante de produtos químicos, óleos e graxas industriais especiais, situada na região administrativa de Campinas (SP). Pelos resultados, concluiu-se que, ao aplicar os diferentes métodos de custeio existentes na literatura, chegou-se a diferentes custos unitários para a mesma ordem de serviço.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-07-17
How to Cite
Dias, E. A., & Padozeve, C. L. (2009). OS DIFERENTES MÉTODOS DE CUSTEIO E SUA IMPLICAÇÃO NA APURAÇÃO DE CUSTO DO PRODUTO: UM ESTUDO CASO EM EMPRESA DE GRAXAS E ÓLEOS INDUSTRIAIS. Management & Society Electronic Journal, 1(2). https://doi.org/10.21171/ges.v1i2.564
Issue
Section
Articles
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.