A CPL NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v2i4.557Keywords:
CPLP, comunicação, sociedade do conhecimento, povos, cultura, lusofonia e digital.Abstract
A demanda por uma infra-estutura
online tem sido pensada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que registra preocupação com sua entrada na sociedade do conhecimento nas atas das reuniões de chefes de Estado, e seus desdobramentos, ocorridas a cada dois anos. No entanto, faltam projetos concretos a esta proposta. O enquadramento teórico da pesquisa que se apresenta está no terreno flutuante da Lusofonia, que em sua descontinuidade territorial e fragmentação se projeta em alternativas “tecnoculturais”. As missões colonizadoras pontilharam um trajeto invisível. Esfera que, de algum modo, persiste e pode ser restaurada na criação de comunidades virtuais com uso de novas tecnologias para refazer este percurso, agora em concepção inversa, que privilegia o mosaico cultural dos povos. Um círculo virtual que pede por ser também virtuoso. O objetivo é delimitar bases para uma proposta prática de criação de novos canais de interação. Para alcançar tais constatações, a metodologia empregada foi uma análise documental que verifica os debates ao redor da comunicação ao longo de dez anos (1996 a 2006) na CPLP.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.