Liderança Política no Brasil: processo e diagnóstico de uma crise (Ausência de liderança política, a verdadeira crise brasileira)
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v11i30.2263Keywords:
Liderança Política, Ciência política, Contexto Brasileiro.Abstract
Assume-se que a “liderança política” (LP) consiste na capacidade do indivíduo colocar-se à frente dos processos políticos, conduzindo-os e fazendo-se seguir por outros indivíduos. As características da LP são a percepção do momento histórico em que se vive, a elevada consciência das circunstâncias, a perspicácia de ação, e habilidades de relacionamento que levam à persuasão de um amplo grupo; por fim, a efetivação de transformações políticas, econômicas e ou sociais. Ainda assim, ainda é necessário e será muito importante consutruir em bases mais sólidas e aperfeiçoar este conceito. De uma forma geral, políticos com estas características estão em falta no mundo inteiro e sua ausência se sente no Brasil de um modo particular. Os dois últimos casos de suposta LP brasileira são os de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), não havendo no cenário nacional indivíduos cujas características de LP possam ser compreendida como consolidadas. Propõem-se, neste artigo, apresentar e discutir este quadro, além de refletr por meio de qual processo se chegou a ele.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.