EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS

Authors

  • Heitor Lopes Ferreira Universidade Nove de Julho - UNINOVE Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Leandro Alves Patah Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.21171/ges.v12i32.2209

Keywords:

Clusters, Atratividade, Competição

Abstract

Clusters são concentrações de empresas similares e organizações correlatas, estas empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos. O presente trabalho objetiva identificar quais variáveis compõe os efeitos primários mencionados pelo teoria das relações Supra-Empresariais (Zacarelli, 2008) em um aglomerado comercial, denominado de Shopping Popular, situado no município de Rondonópolis - MT. Esta pesquisa possui abordagem quantitativa, sendo um estudo empírico de caráter exploratório. O suporte teórico leva em consideração o estudo das vantagens competitivas em clusters, as características de clusters comerciais e os efeitos das relações supra-empresariais sobre os membros que pertencem a um cluster, seja ele comercial ou industrial. Está cada vez mais claro que a atuação conjunta é a saída para a recuperação da economia local e fortalecimento contra a concorrência global. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-04-11

How to Cite

Ferreira, H. L., & Patah, L. A. (2018). EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS. Management & Society Electronic Journal, 12(32), 2287–2306. https://doi.org/10.21171/ges.v12i32.2209