EFEITOS COMPETITIVOS DA ATUAÇÃO EM CLUSTERS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS QUE ATUAM NO RAMO DE IMPORTADOS
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v12i32.2209Keywords:
Clusters, Atratividade, CompetiçãoAbstract
Clusters são concentrações de empresas similares e organizações correlatas, estas empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos. O presente trabalho objetiva identificar quais variáveis compõe os efeitos primários mencionados pelo teoria das relações Supra-Empresariais (Zacarelli, 2008) em um aglomerado comercial, denominado de Shopping Popular, situado no município de Rondonópolis - MT. Esta pesquisa possui abordagem quantitativa, sendo um estudo empírico de caráter exploratório. O suporte teórico leva em consideração o estudo das vantagens competitivas em clusters, as características de clusters comerciais e os efeitos das relações supra-empresariais sobre os membros que pertencem a um cluster, seja ele comercial ou industrial. Está cada vez mais claro que a atuação conjunta é a saída para a recuperação da economia local e fortalecimento contra a concorrência global.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.