Os impactos da logística reversa social em uma cadeia de suprimentos do setor de papel da grande Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v11i29.2165Keywords:
Cadeia de Suprimentos Sustentável. Logística Reversa Social. Impactos Sociais. Estudo de Caso. Setor de Papel.Abstract
O presente artigo tem por finalidade identificar os impactos da Logística Reversa Social (LRS) em uma cadeia de suprimentos do setor de papel em Curitiba e Região Metropolitana. Para alcançar o objetivo proposto, adotou-se o estudo de caso em uma cadeia de suprimentos, em que foram pesquisadas quatro empresas com atividades distintas do setor de papel. Dentre os principais resultados, destacam-se os benefícios de integração social dos catadores, a redução de resíduos no meio ambiente e a recuperação de valor. Como barreira para a aplicação da LRS destaca-se a falta de conscientização do usuário final com relação à separação de materiais, o que compromete a potencialização dos benefícios de uma cadeia de suprimentos sustentável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.