A PERCEPÇÃO DOS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA: O CASO DOS GRUPOS DE PESQUISA MINEIROS
DOI:
https://doi.org/10.21171/ges.v10i26.2091Keywords:
Interação Universidade-Empresa, Grupo de Pesquisa, Componentes Principais Categóricos, Minas Gerais, BR SurveyAbstract
Compreender melhor as dificuldades e benefícios percebidos na interação universidade-empresa é fundamental para que se desenvolva um ambiente mais propício para a inovação e geração de novos conhecimentos. Este artigo analisa a percepção dos grupos de pesquisa mineiros acerca desses benefícios e dificuldades e estima a influência das características dos grupos de pesquisa, canais de transmissão de conhecimento utilizados e grande área do conhecimento sobre indicadores de benefícios e dificuldades. Esses indicadores são computados a partir do método de Análise de Componentes Principais Categóricos e dados do BR Survey. Concluiu-se que: transferir conhecimento via cooperação em P&D eleva os benefícios e dificuldades percebidos no processo; quanto maior o número de patentes licenciadas, menores as dificuldades percebidas; e grupos pertencentes às Engenharias percebem maiores benefícios, bem como maiores dificuldades.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-07-20
How to Cite
Teixeira, A. L. da S., Tupy, I. S., & Amaral, P. V. M. do. (2016). A PERCEPÇÃO DOS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA: O CASO DOS GRUPOS DE PESQUISA MINEIROS. Management & Society Electronic Journal, 10(26), 1360–1385. https://doi.org/10.21171/ges.v10i26.2091
Issue
Section
Articles
License
As author of the attached article, I authorize its publication, once approved, in the Revista GES - Gestão e Sociedade. I declare that this article is of my autorship and transfer, in a free and definitive manner, the resulting property rights. I also assume full responsibility for its content.
I authorize GES - Gestão e Sociedade to publish on electronic media, on the Internet or to reproduce by other means that it may use, as well as the edition, reissue, adaptation or distribution of said article.